segunda-feira, 25 de junho de 2018

Cristianismo com um Sotaque Wesleyano - Kevin Watson

Por Kevin Watson

Parte Um - Cristianismo Básico

Eu amo sotaques! Eu poderia ouvir alguém de Boston dizer “Harvard” o dia todo. Eu poderia ouvir alguém da Inglaterra dizer “cheers” e nunca deixar de ficar intrigado. Os sotaques são interessantes para as pessoas que falam a mesma língua porque destacam a real diferença (os outros parecem realmente diferentes ou eu pareço realmente diferente deles), mas há também uma mesmice significativa, porque eu posso (na maior parte) me comunicar facilmente com a pessoa. Os falantes de inglês dos Estados Unidos e da Irlanda falam a mesma língua, mas o fazem com clara diferença.
Sotaques também são uma imagem útil para pensar sobre as diferenças entre denominações cristãs ou tradições teológicas. Esta imagem fornece um lembrete útil de que existem diferenças reais entre as tradições teológicas, mas que essas diferenças não devem se tornar tão pronunciadas que as pessoas estejam proclamando o fundador de sua tradição particular ao invés de proclamar Jesus Cristo.
Um dos temas de 1 Coríntios é o aparecimento de sinais de desunião na igreja, onde as pessoas começaram a enfatizar a lealdade aos líderes contemporâneos, e não a Jesus. No primeiro capítulo de 1 Coríntios, Paulo nomeia isso e chama a igreja em Corinto de volta à unidade em Jesus Cristo. Paulo escreveu:
Agora eu encorajo vocês, irmãos e irmãs, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo: Concordem uns com os outros e não sejam divididos em grupos rivais. Em vez disso, sejam restaurados com a mesma mente e o mesmo propósito. Meus irmãos e irmãs, os da casa de Cloe me deram algumas informações sobre vocês, que vocês estão lutando entre si. O que isso significa é que cada um de vocês diz: "Eu pertenço a Paulo", "eu pertenço a Apolo", "eu pertenço a Cefas", "eu pertenço a Cristo". Cristo foi dividido? Paulo foi crucificado por vocês ou vocês foram batizados em nome de Paulo? (1 Coríntios 1: 10-13, CEB)
Esta passagem fornece um lembrete útil hoje de que o primeiro objetivo de qualquer tradição cristã é chamar as pessoas para seguir a Jesus, e não outra pessoa. Os cristãos wesleyanos, então, não devem proclamar uma fé diferente de seus irmãos e irmãs católicos, calvinistas ou luteranos em Cristo. Pelo contrário, eles devem proclamar Cristo de uma forma que é na mesma língua, mas soa um pouco diferente para outras partes do corpo de Cristo. Os wesleyanos falam a linguagem da ortodoxia cristã histórica com um sotaque wesleyano.
E, de fato, o próprio John Wesley argumentou que o metodismo nada mais era do que o cristianismo básico. Em “Thoughts upon Methodism” [Pensamentos sobre o Metodismo], um ensaio que ele escreveu nos últimos anos de sua vida, Wesley descreveu o que ele viu como as chaves para a vitalidade espiritual contínua do povo chamado Metodista. Wesley escreveu:
“Não tenho medo de que as pessoas chamadas metodistas deixem de existir na Europa ou na América. Mas tenho medo de que eles devam existir apenas como uma seita morta, tendo a forma de religião sem o poder. E isso, sem dúvida, será o caso, a menos que mantenham a doutrina, o espírito e a disciplina com os quais eles se manifestaram. ”(John Wesley,“ Thoughts on Methodism ”, edição bicentenária das obras de John Wesley , 9: 527)
Wesley estava argumentando (talvez pudesse ser visto como uma profecia) que o movimento wesleyano seria um movimento do Espírito de Deus somente enquanto se mantivesse firme em sua doutrina básica, espírito e disciplina. (Esta é a primeira de uma série de quatro partes sobre o cristianismo com sotaque wesleyano. Os próximos três posts irão detalhar o que Wesley quis dizer com cada um deles.) Seria um mal-entendido ver essa passagem como um apelo para ser diferente de outros cristãos, lutando por sua própria causa. Na verdade, Wesley aborda proativamente esse mal-entendido em potencial no final deste breve ensaio. Ele escreveu: “A partir desse breve esboço do Metodismo (assim chamado) qualquer homem de entendimento pode facilmente discernir que é apenas uma religião escriturística clara, guardada por algumas poucas regulamentações prudenciais” (“Thoughts upon Methodism”, 9: 529).
A principal prioridade de John Wesley, então, não era seu sotaque! Seu principal objetivo era proclamar Cristo e ajudar as pessoas a chegarem à fé em Jesus e crescerem em santidade. Wesley não estava tentando ser diferente, ou levar as pessoas a segui-lo em vez de Jesus. Ele estava tentando apontar as pessoas para a "religião escriturística [bíblica] simples".
Wesley afirmou isso ainda mais claramente em outro ensaio:
“Estas são as marcas de um verdadeiro metodista. Somente por estas, desejam se distinguir de outros homens. Se alguém disser: "Ora, estes são apenas os princípios fundamentais e comuns do cristianismo ". Essa é a verdade mesmo. Sei que não são outras , e quero que Deus e todos os homens saibam que eu, e todos os que seguem a minha opinião, recorram veementemente a serem distinguidos de outros homens, a não ser pelos princípios comuns do cristianismo - o claro e antigo cristianismo que eu ensino, renunciando e detestando todas as outras marcas de distinção.”(O Caráter de um Metodista, 9:41, ênfase minha)
Os wesleyanos, no nosso melhor, recusam ser distinguidos dos outros por qualquer coisa que não seja o cristianismo básico. Mas dentro desse "cristianismo básico" há um sotaque. Quando os wesleyanos leem a Bíblia (que para nós é o principal lugar onde o “cristianismo básico” é encontrado), nós ouvimos um chamado para sermos profundamente renovados pela graça de Deus. Vemos que por causa da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o pecado não reina mais e não é mais necessário para aqueles que estão em Cristo. Os wesleyanos, então, são mais apaixonados em contar às pessoas sobre Jesus e ajudá-las a viver o tipo de vida que Jesus tornou possível para elas viverem.
Em resumo, nosso sotaque wesleyano pode ser visto e ouvido na crença de que Deus quer nos tornar santos, agora, nesta vida . Essa convicção está no cerne da doutrina wesleyana, infundido no espírito do metodismo primitivo, e numa abordagem prática para se tornar santo traçada na antiga disciplina metodista. Nós não temos o monopólio da santidade dentro do cristianismo. Mas os wesleyanos às vezes são tão apaixonados por isso que soamos quase tão diferentes para pessoas de fora quanto um irlandês faz em Oklahoma.
 O próximo post discutirá o modo como os wesleyanos pregam, ensinam e proclamam a doutrina cristã com um sotaque particular.
_________________________________________
Ver o artigo em inglês aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário